Cuidar do hiperadreno, especialmente com os manipulados da Drogavet, é fundamental para garantir a qualidade de vida dos pets que sofrem desta doença. Ela afeta a grande maioria dos cachorros de pequeno porte e, felizmente, é tratada com acompanhamento clínico e medicamentos.
Os sintomas da doença podem evoluir ao longo do tempo. No entanto, conosco você pode promover o bem-estar que seu cachorro merece durante todo o tratamento contra a doença com a diversidade de manipulados disponíveis.
O que é o hiperadreno em cães?
O hiperadreno é conhecido também como “hiperadrenocorticismo” ou Síndrome de Cushing. Esta condição endócrina ocorre em grande maioria em cachorros idosos, caracterizada pela produção excessiva do hormônio cortisol pelas glândulas adrenais, nos rins.
Existem dois tipos de hiperadrenocorticismo, um tumor benigno que acontece na hipófise, aumentando a quantidade de ACTH. Quando desenvolvido nas glândulas adrenais, pode ser benigno ou maligno.
Para que serve o cortisol?
Esse importante hormônio realiza funções importantes no organismo dos cachorros, equilibrando os sais minerais presentes no sangue, regulando a pressão arterial e liberando a glicose, convertida em energia, para os músculos.
Além disso, o cortisol é o hormônio capaz de regular o metabolismo, a função imunológica, a inflamação e as respostas ao estresse. Porém, a liberação em excesso do cortisol pode gerar hiperadreno.
Sintomas de hiperadreno em cães
A doença afeta, primordialmente, cachorros de pequeno porte com idade avançada, mas há casos em que a doença afetou cachorros de outras idades e portes. De modo geral, a doença se manifesta com os inúmeros sintomas que apresenta ao longo do tempo – que incluem:
- Aumento da ingestão de água
- Aumento da micção
- Apetite descontrolado
- Aumento do volume abdominal
- Queda de pelos
- Pele escura
A confirmação dos sintomas ligados à doença é determinada por meio de exames e testes funcionais via clínicas veterinárias para estimularem o hormônio ACTH e seja comprovado por meio de diagnósticos laboratoriais.
Cuidar do hiperadreno é uma tarefa que começa pelos sintomas, que apesar de serem muitos, não se manifestam ao mesmo tempo. Por isso, é fundamental estar atento às quebras de rotinas do animal e contatar um médico veterinário caso algum dos sintomas se manifeste.
Quais as causas do hiperadrenocorticismo?
As principais causas do hiperadrenocorticismo é pela existência de tumores no organismo do cachorro. Outra possibilidade é a administração errônea de medicamentos que possuem glicocorticóides.
Há também raças de cachorros de pequeno porte com predisposição para possuir a doença, como Yorkshires, Silkies, Poodles, Dachshunds, Esquimó Americano, Spitz e Bull e Boston Terrier.
Como tratar hiperadreno em cães?
Após as análises laboratoriais em conjunto com um profissional da área de Veterinária, o tratamento do hiperadreno inicia com dois tipos de medicamentos que realizam o trabalho para inibir e eliminar o excesso do cortisol no corpo do animal.
Um dos medicamentos mais indicados é o Mitotano, que destrói as glândulas adrenais, combatendo posteriormente os casos benignos. Este remédio causa efeitos como vômitos, diarreia e anorexia.
Vale lembrar que independente dos medicamentos passados, ambos devem ser prescritos por veterinários que analisem o caso de perto no pré e pós-tratamento. Para o tratamento ser ofertado com o melhor manejo, ofereça manipulados que agradem o paciente.
Na DrogaVET, manipulamos o remédio com sabores preferidos do seu pet com os flavorizantes, biscoitos e pastas com mais de 30 sabores disponíveis, que garantem um efeito terapêutico de máxima eficiência no tratamento médico.
Reconhecer os sintomas e entender como Cuidar do hiperadreno é o primeiro passo para garantir a saúde e bem-estar do seu pet. Com a DrogaVET, você oferece os medicamentos de forma agradável, promovendo uma vida saudável e feliz ao seu lado.